quarta-feira, 6 de março de 2013

Praga: à primeira vista

Praga: à primeira vista
 Castelo de Praga

Porto - Barcelona - Praga. Em prol de uns bons euros poupados, fiz a viagem em duas etapas: Porto - Barcelona (via Ryanair), Barcelona - Praga (via Vueling). Palminhas para a Vueling que é até agora a melhor companhia low cost onde já viajei. Adiante. 14h30, eu e a minha super-mochila acabadas de aterrar em Praga. Prioridade número 1: arranjar dinheiro. Apesar de normalmente ser adepta de levantamentos por multibanco, sabia que à partida iria precisar de moedas para o autocarro pelo que troquei alguns euros num dos balcões de câmbio do aeroporto. Prioridade número 2: chegar ao centro da cidade. Seguindo as excelentes indicações do hostel: devia apanhar o autocarro 119, com paragem no exterior do terminal, em direcção a Dejvická (ligação com linha de metro). Encontrar o autocarro e perceber o funcionamento da máquina de bilhetes não foi complicado e por 32 CZK (Coroas Checas), cerca de 1.30€, consegui o bilhete válido para vários transportes por 75min (?), perfeito para o efeito. Os bilhetes devem ser validados na primeira viagem (introduzidos numa máquineta do autocarro que regista a hora da primeira viagem, partindo daí ficará válido para os tais 75min, no caso). E... apesar de parecer simples "contornar" o sistema, não aconselho a tentar: encontramos frequentemente inspectores dos transportes. Prioridade número 3: encontrar a minha irmã. O autocarro que vem do aeroporto acaba junto a uma linha de metro onde, apesar de quase toda a informação estar em checo, não é difícil circular. Para chegar a "Malostranské Námestí" ainda tive que andar um bocadinho de elétrico. Nada a assinalar. Do pouco que andamos, os transportes públicos em Praga pareceram funcionar muito bem.
Saindo da Ponte Carlos, para o lado de Malá Strana ("cidade pequena"), um conjuntod e fachadas fabulosas. O nosso Hostel era no edifício azul que se vê na imagem. 

O hostel, foi provavelmente a minha melhor escolha de sempre: central (colado à ponte Carlos), barato (3 noites, 37€/pessoa), muito bonito, limpo, bem equipado, simpático, com várias actividades à disposição (free walking tours patrocinadas por eles, café Nespresso à descrição, uso livre da internet...), um staff sempre pronto a ajudar, cozinha totalemnte equipada... Além disso funcionava de forma ligeiramente diferente dos restantes hosteis onde já fiquei: em vez de vários quartos, uma sala e cozinha comum a TODOS, tinha vários pequenos apartamentos. No nosso caso partilhavamos as áreas comuns com apenas outros dois quartos. Como estávamos na época baixa e o hostel estáva longe de estar cheio, ficamos com todas as áreas SÓ para nós. Perfeito. 

Detalhe do tecto do nosso quarto (e pelo que vimos depois, não era dos mais bonitos)

Estómago cheio (o Starbucks aqui é caro como em todo o lado). Irmã encontrada. Hostel encontrado. Tralha arrumada. Blusões vestidos e toda a fazer-nos à estrada. O centro histórico de Praga é pequeno e facilmente percorrido a pé. É composto por três zonas distintas: Mála Strana, de um dos lados do rio, onde está o castelo e a Catedral de São Vito, Staré Mesto; a cidade antiga, onde se encontra o bairro judeu e o famoso relógio astronómico; e Nové Mesto, cidade nova, com a praça Venceslau e o Museu Nacional

Igreja de São Nicolau (onde está o Menino Jesus de Praga) vista por entre uma das portas da Ponte Carlos. Umas da muitas cúpulas da cidade.

Ponte Carlos e ... a prova de que Fevereiro, apesar da neve e do frio, é uma óptima altura para visitar Praga. (Aparentemente no Verão é quase impossível atravessar a ponte, tal o aparato de turistas).

Vera em modo esquimó. Não importa o quão "trangolho" fique com esta blusão. É perfeito para férias com temperatura máxima na casa dos -3ºC
 
Algures na cidade velha. Não sei bem onde mas penso que pouco depois de atravessar a Ponte Carlos. Todos os edificios são lindíssimos, todas as fachadas estão bem conservadas e cuidadas. Mesmo qunado encontramos estilos diferentes, tudo encaixa na perfeição.

A "cidade pequena" (o inglês "little quarter" soava melhor), vista da cidade velha. Destaca-se a ponte Carlos, a torre de uma das portas da ponte, as cúpulas da Igreja de São Nicolau e parte da Catedral de São Vito. E... neve, muita neve.

Marionetes, vidros, artigos de joalheria e os típicos artigos para turistas dominam as lojas da cidade velha.

Quando chegamos estava a nevar. Quando saímos para passear estáva a nevar e... nevou quase sempre durante o tempo que lá estivemos. Nesta altura ainda andavámos maravilhadas com a neve (eu nunca tinha visto nevar). Olha tão bonito, olha os flocos, olha como fica nas árvores. A neve não prejudicou a viagem (mil vezes neve a turistas), até tornou tudo mais bonito mas... o frio é coisa para ser desagradável para quem defende que as cidades só se conhecem a andar a pé.

Uma das sugestões do hostel era fazer uma free walking tour com um dos guias deles. Calhou-nos um brasileiro louco, que de Portugal conhecia o Boom Festival, as ondas da Nazaré e intercalava metade das frases que dizia em inglês com um "nééééé???!!" :) . Estas tours são excelentes para ficarmos a conhecer melhor a cidade, passarmos por sítios que nos passariam ao lado numa situação normal e conhecer algumas histórias locais. Além do mais, no Inverno, grande parte dos locais a visitar fecha por volta das 17h, as visitas do hostel eram sempre pós-18h. Óptimo.

 O tipo de blusão de ganga que se vê no meio, com rastas e um gorro com corninhos era o guia. :)

 Mais uma vista sobre a "cidade pequena". Pode ver-se também na imagem uma das ilhas do Vltava.

Pálac Adria

 Sara em modo "protecção total contra o frio".

 A Revolução de Veludo começou, quando a 17 de Novembro de 1989 a policia reprimiu uma das manifestação juvenil pacífica. Este evento desencadeu uma série de manifestações que acabaram por fazer cair o governo.


 A Praça Venceslau, antigo mercado de cavalos, marca o início da cidade nova. Cheia de hotéis e lojas, com o Museu Nacional ao Fundo é um dos pontos de passagem obrigatória. Segundo o meu pai (e eu concordo com a prespectiva) parece a Avenida dos Aliados.

 A praça da cidade velha. Impossível não admirar os inúmeros edificios que a circundam. Por aqui passaram a maior parte dos acontecimentos históricos da cidade. Num destes ediícios (não se vê na imagem) morou o sr. Einstein durante os anos que foi professor em Praga. É aqui que vêm "desaguar" muitas das estreitas ruas de Praga (dízia o guia e nós comprovamos a teoria várias vezes). É aqui que está o Orloj. É aqui (juntando a Ponte Carlos e a Catedral de São Vito) que encontramos as pequenas enchentes de turistas.

A ponte Carlos não atravessa só o rio, passa também sobre uma pequenina parte da cidade (que está ao nível do rio e chega a ter alguns canais)

terça-feira, 5 de março de 2013

Calma, calma

Não morri, não desapareci, nem abandonei o blogue. Voltei de férias com mil coisas para fazer, mudanças por acabar, convites para preparar, amigos para receber e visitar. Agora que começa a ficar tudo no ajustes (wiii!), posts fresquinhos a caminho. Prometo que amanhã saiem do forno as primeiras fotografias de Praga.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013



quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Happy Valentine's Day!

Happy Valentine's Day!
Hoje, cá por casa, o pequeno almoço teve cappuccino e panquecas em forma de coração. :)

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Estranha esta sensação de tempo

Hoje, à hora que costumo chegar ao trabalho, já tinha passado a roupa que havia por aí por passar, arrumado a sala, visto um episódio de MasterChef (enquanto dava ao ferro), e estava entretida com os tecidos.

Hoje, à hora que costumo ir almoçar, já tinha feito duas capas de almofada, arrumado a cozinha e a roupa, estragado uma das capas que tinha acabado de fazer (eu e o ferro ainda nos estamos a conhecer) e estava a sair de casa para ir buscar a minha irmã para almoçar com ela e com o meu pai.

Hoje, à hora que costumo sair de Aveiro, já tinha tomado café com o meu pai e a minha irmã, ganho 1€ para cada um de nós os 3 numa raspadinha, actualizado uma boa parte das leituras dos blogues, revisto e enviado um texto enorme, pago algumas contas, arrumado uma parte do escritório e corrido/caminhado 6km. 

Agora, pouco depois da hora que costumo entrar em casa, tenho um jantar catita no forno e estou entretida aqui nas minha "internetes". Estranho.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Hoje é o foi primeiro último dia.

A secretária está limpa, as gavetas estão vazias, os almoços/lanches/cafés de despedida foram quase todos feitas e até estive a analisar os CVs dos meus potenciais substitutos. O email de "até já" foi enviado e já nem consigo contar a quantidade de coisas boas que ouvi nestes últimos dias. Multiplicam-se as promessas de notícias e eu juro que volto cá no próximo mês.

Odeio despedidas.

Este foi o meu primeiro emprego. Mais de 3 anos por cá(lá?). Aprendi e cresci muito (por muito cliché que isto possa soar) e tenho até a certeza que fiz a escolha certa, com esta mudança. Ainda há muito caminho pela frente. Mas vou ter tantas saudades caramba.... Por muito que não goste daquilo que estava a fazer, acho que tive uma sorte do catano nas equipas e pessoas que fui encontrando. Tanto que vou ter muitas saudades daquele caos da empresa grande, dos mil pedidos, das frustrações, dos almoços, dos passeios à hora de almoço, dos cafés, das mil conversas, dos lanches. Até da minha maravilhosa vista sobre a cidade e como visão privilegiada sobre o cemitério

Sinto-me sempre assim. No último dia do secundário. No último da faculdade. Hoje. O último do primeiro emprego. Não gosto de ver pedaços da minha vida a passar por mim, por muito que sejam sinais de que... a estou a viver bem.

Sinto-me esperançada e nostálgica. Feliz e triste. Cheia de planos e a morrer de saudades.

Caramba. Odeio despedidas.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Notas soltas #04

  • casa com tudo no sítio (ou quase)! Já não preciso de saltar por cima do sofá para chegar ao quarto, Yeaahhh!
  • mais uma visita à IKEA (eu devia ter uma espécie de cartão dourado). Senhores suecos são um bocadinho mafiosos: anunciam 15% de desconto para clientes IKEA Family mas... não basta comprar os móveis e apresentar o cartão, é preciso não nos esquecermos que falta ali qualquer coisa e ir pedinchar o vale a outro balcão.
  • vi o Bom, o Mau e o Vilão, finalmente.  A tradução do titulo do filme é uma asneira (mesmo em relação ao original - Il buono, il brutto, il cattivo). O filme é muito bom. O Clint Eastwood era giro que se fartava. :)
  • chegou um postal de Natal vindo do outro lado do mar! Obrigada C. :)
  • ganhei uma moldura num sorteio da Art. Sabem tão bem estas prendas.
  • as mudanças continuam, desta vez chegou a altura de mudar os sapatos e uma boa parte da bijutaria. Não preciso de comprar nem brincos nem sabrinas nos próximos 20 anos.
  • verbos "mudar" e "planear" são as palavras de ordem desta semana. 
  • adoro esta ideia, vou testar as minhas (poucas) skills de jardineira a tentar isto lá por casa.
  • queria este livro, este,  este e mais este.
  • adora estes corações, e este polvo (coisas mais fofas!)
  • preciso de um plano para preguiçar pouco nas férias que aí vêm. Ideias?

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Na próxima quinta-feira é o último dia aqui na empresa. 
Na próxima quinta-feira JÁ é o meu último dia aqui na empresa. 
E eu... já estou a ter ataques de nostalgia.

Eu SEI que foi a decisão certa. Vou para um sítio melhor, vou estar sempre no Porto (e eu morro de saudades do Porto), vou estar mais perto de casa, vou ganhar mais, vou trabalhar com gente nova que me parece muito porreira, vou ter mais oportunidades, vai ser bom. E nem sequer vou para a Conchichina, fico só 70km a Norte, 1h de comboio.

É só... porque vou ter saudades. Pronto.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Notas soltas #03

  • a minha casa parece um acampamento, com móveis por todo o lado. As obras que iam durar dois dias ainda não acabaram e eu já me começo a passar.
  • já "despachei" os oito filmes do Harry Potter. Agora... pegamos na Guerra das Estrelas. :)
  • comi toneladas de sushi no Lama's Temple e almocei papas de sarrabulho. Peixe cru e sangue cozido, tudo tão bom. :) E... houve um tempo em que eu não gostava de sushi... e de papas.
  • preenchi o Workbook de 2013, da Susannah Conway, que descobri na box da Analog. É giro fazer a retrospectiva e planear (sonhar!) com este 2013, novinho em folha.
  • estive a fazer uma lista de todas as coisas que quero/tenho que fazer nas férias e... fiquei cansada. :)
  •  adoro esta ideia para o armário da despensa. E esta para sala.
  • tenho uma estante nova para a sala. um destes dias vou ao IKEA e... a nossa casa está cada vez mais casa.
  • fiz esta massa com "molho Aurora". É boooouuuaaaaaa! :)
  • um dia faço um CV diferente, como estes.
  • chega de vento, de chuva e de desgraças nas notícias.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Some people look for a beautiful space. Others...

Some people look for a beautiful space. Others...
... make a space beautiful! Não é perfeito?

Copyright © 2016 De Mel e de Sal , Blogger