sexta-feira, 12 de abril de 2013

Dos meus tempos "livres"

Peguem nas vossas horas livres e decidam usá-las bem, muito bem. Porque "agora não é tempo para descanço". Passem-nas a estudar, a enviar emails com mil ideias de casamento, a dançar, a caminhar, a fazer planos, a ler.

Depois, de preferência, arranjem um trabalho novo, cheio de coisas novas para aprender e que tenham que aprender muito, ler standards, alguma legislação, escrever documentação. Tentem mater-se concentrados enquanto trabalham.

Aproveitem bem os vossos fins de tarde/noites. Marquem jantares com os amigos. Marquem cafés para fazer planos, para mostrar a casa nova. Façam inaugurações vezes sem conta.

Tentem manter a casa o menos desarrumada possível (o que é muito diferente de minimamente arrumada). O lixo tem que ser separado, a cama feita, as janelas abertas. Podem deixar a roupa no estendal a secar dias a fio, e as flores na jarra mais mortas que vivas, e a sala pode estar transformada num salão de baile, e o escritório ser o caos.

E não parem de ter ideias. E fazer listas com ideias. De pôr ideias em prática. Comprometam-se a ir comprar presentes com as pessoas que vos querem dar presentes. Comprometam-se com aulas ao Sábado de manhã. Comprometam-se com coisas para fazer antes das aulas de Sábado de manhã.

Prometam que vão arrumar a vossa caótica casa no Sábado à tarde. E depois arranjem um jantar com amigos e crianças, e desenhos e pinturas e um caos feliz.

Mais... imaginem que fazem anos no Domingo seguinte. E que querem mesmo a casa cheia. E convidam família para almoçar e... "alguns" amigos para lanchar. E depois comecem a pensar, como raio é que vão alimentar e sentar mais de 20 pessoas lá em casa. E dar atenção a todos. E como é que quando tudo acabar vão ter força para dançar uma horita, que a pé-de-chumbite não passa de um dia para o outro.

E depois não se admirem por adormecer em pé. :)

terça-feira, 9 de abril de 2013

2 meses!

2 meses!
Faltam dois meses certinhos para passar para a equipa dos casados. :) O tempo efectivamente voa e as sensações mudam tanto...
No início, ao ouvir entusiastas "Parabéns" em reacção à novidade só pensava "calma gente, não vai ser assim nada de transcendente!".

Com o tempo, a maneira como sinto "a coisa" foi mudando. Continuo achar que não é a última coca-cola do deserto, mas acredito que vai ser uma coca-cola muito, muito, muito fresquinha, com limão e coisa e tal (sim, metáfora manhosa, eu sei). Ultimamente sinto-me nas nuvens. Muitas coisas para fazer, muitas ideias, muitas escolhas. Adoro esta fase de planeamento, de pensar em todos os detalhes, de pensar como "os meus" (os nossos!) vão reagir às ideias que pensamos. Adoro o friozinho bom, a pressão do tempo, a gestão de todos os factores. Os próximos dois meses prometem (e não podiam ter começado da melhor forma!). Mi aguarrrrdem. :)

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Palavras de ordem* #01

Namorar. Dançar. Email. Ouvir. Escrever. Listar. Raparigas. Contas. Euros. Viagens. Carros. Vestidos. Roupa. Tecido. Tule. Costureira. Sapatos. Sabrinas. Gravata. Pai. Mãe. Bolo. IRS. Lantejoulas. Crianças. Animação. Música. Leituras. Celebração. Oração. Fotografia. Vinhos. Ementa. Oferta. Cartolina. Arroz. Livro. Reunião. Estrutura. Convite. Jantar. Papeis. Curso. Confessar. Matemática. Solteira. Alemanha. Lanche. Café. Baile. Framework. Grey. Jogo. Sapatinhos. Brincos. Amiga. Presente. Orçamento. Flores. Alianças. Igreja. Quinta. Fotografias. Núpcias. Placard. Inspiração. Correio. Carta. Estimar. Mesas. Acessórios. Comprar. Photobooth. Irmã. Sono. Esquema. Atrasada. Transporte. Plano. Definição.

*da semana e dos próximos tempos. Estou cansada!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O Inverno do Mundo

Acabei de ler O Inverno do Mundo. Épico. :) Acho que gostei ainda mais que d'A Queda dos Gigantes. Por várias vezes (leia-se "quase sempre", desde que o comecei), apetecia-me fugir, desligar-me do mundo e lê-lo de enfiada. Sonhei várias vezes com coisas relacionadas com a história, cheguei a sonhar que o Follett tinha morrido e não acabava a trilogia (à moda do Stieg Larsson). Aprendi muito. As descrições do regime soviético, do fachismo espanhol, das transformações da da Alemanha e do mundo (a acção passa-se entre de 1933 e 1949), da espionagem são incriveis e arrepiantes. Adoro a ideia de continuidade, de já conhecer algumas famílias (agora os pais dos protagonistas). Adoro a escrita leve e directa. Adoro a forma como somos levados a ver a História de várias prespectivas. 

Venha o próximo (estimado algures para 2014).

quarta-feira, 3 de abril de 2013

She believed she could*

She believed she could*

terça-feira, 2 de abril de 2013

Hoje tenho saudades deste blogue.

Todos os dias faço uma pequena lista de itens a cumprir. Trabalho, casamento, projectos, casa, amigos.

Entrego convites, escrevo emails com pedidos, procuro músicas, escolho fatiotas, planeio a viagem... E quanto mais faço mais ideias tenho e as listas crescem.  E fico sempre com a sensação "que o tempo está a apertar". Mas... a verdade é que sempre trabalhei melhor com pressão, e acho que vou conseguir cumprir uma boa parte do que tenho em mente.

Já vou na terceira semana de trabalho e... continuo muito bem. Adoro esta coisa de "emprego" das 9h às 6h. Gosto da disciplina de horários que o comboio me obriga ter. Gosto daqueles momentos (mais ou menos apertados) só para mim. Gosto tanto desta cidade. Gosto muito do meu projecto (com toda a responsabilidade que acarreta). Gosto me sentir útil e de ter que me esforçar (mesmo estnado a ser um grande desafio de auto-desciplina).

Tenho mil coisas para registar, cumpri entretanto mais alguns pontos "da minha lista grande", inscrevi-me em dois workshops (este e este), comprei alguns livros, tive muitas vezes a minha casa cheia de gente (a entrega dos convites é uma excelente desculpa para marcar jantares!), comi muito (quem diz que as noivas emagrecem não me conhece!) comprei alguns livros, vi os Miseráveis (como raio é que a Anne Hathaway merece um Óscar por aquilo??) e o Silver Linings Playbook (tão bom!). Ontem foi dia de Game of Thrones (já não me lembrava de uma boa parte da história...) e hoje é dia de cinema grátis (obrigada Close Up!) Estou quase a acabar o Inverno do Mundo (apatece-me fugir para algum sítio e ler compulsivamente as 250 páginas que tenho pela frente). As aulas de inglês andam meias coxas e já não ponho os pés na ginástica há mais de um mês. Tenho catrefadas de posts pensados e não vejo quando vou conseguir escrevê-los - o Instagram vai ajudando, a matar o bichinho. 

Não tenho dormido grande coisa, mas os motivos são os melhores. O tempo voa quando gostamos do que fazêmos, é inevitável. E eu... eu ando muito feliz.

quarta-feira, 27 de março de 2013

sexta-feira, 22 de março de 2013

6a Feira. A semana passou a voar.

Continuo em fase "namoro" com o trabalho novo. Mesmo vindo de transportes públicos, demoro o mesmo tempo (ou menos), do que quando ia para Aveiro. Tenho muito trabalho e ainda há muito a aprender (que saudades desta sensação). Aquilo que vou fazer é mais "a minha onda" do que me pareceu na entrevista. Trabalhar numa empresa pequenina é novo (ter toda a gente visivel, sermos menos de 50 e conhecer toda a gente é estranhamente novo para mim!). O ambiente parece ser muito bom e descontraido. Aqui, há quem cumpra horários, a maioria das pessoas chega e sai a horas. E depois... há o Porto, as pessoas que encontro por vir para o Porto, os almoços com companhias diferentes, as boleias para casa de quem por cá está. Vamos no bom caminho, tão bom.

Hoje é 6a Feira.  O último dia da primeira semana no trabalho novo. E eu até já tinha saudades de gostar tanto de 6as feira! Bom fim de semana.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Mundial da Poesia

Sei que seria possível construir o mundo justo
As cidades poderiam ser claras e lavadas
Pelo canto dos espaços e das fontes
O céu o mar e a terra estão prontos
A saciar a nossa fome do terrestre
A terra onde estamos — se ninguém atraiçoasse — proporia
Cada dia a cada um a liberdade e o reino
— Na concha na flor no homem e no fruto
Se nada adoecer a própria forma é justa
E no todo se integra como palavra em verso
Sei que seria possível construir a forma justa
De uma cidade humana que fosse
Fiel à perfeição do universo

Por isso recomeço sem cessar a partir da página em branco
E este é meu ofício de poeta para a reconstrução do mundo

Sophia de Mello Breyner Andresen, in "O Nome das Coisas"
Copyright © 2016 De Mel e de Sal , Blogger