Pequenina, funcional, elegante (mais do que bonita), Milão foi a cidade
onde aterramos, ainda em processo "de assimilação". "Estamos
casados (wooow), isto é a nossa lua-de-mel (uauuu), correu tudo tão bem (sorriso grande), temos 15 dais só para nós (que bom!).
Foi bom Milão ter sido a primeira cidade e termos as expectativas lá em
baixo. Acabamos por gostar mais do que pensávamos à partida. E se é verdade
que o centro histórico é pequenino, é também verdade que só a Catedral e
as galerias Vittorio Emanuele II já fazem a visita valer.
A catedral (Duomo) é um dos maiores e imponentes edifícios góticos da Europa. Os pináculos e inúmeras gárgulas e estátuas da cobertura são impressionantes e vale a pena perdermos algum tempo a reparar nos detalhes.
Os maravilhosos vitrais (eu gosto sempre as cores e contrastes dos vitrais)
Capela na cave (eu sei que não deve ser "cave da catedral"). Cenário perfeito para reuniões de um Ordem secreta (sim, Dan Brown faz-me mal).
Pilares do corredor central.
Janela/vitral, vista do exterior.
Galleria Vittorio Emanuele II - zona comercial conhecida como "Il Salotto di Milano" (a sala de visitas de Milão).
Com uma planta em forma de cruz, o centro é marcada por uma cúpula e mosaicos que representam os quatro continentes.
Projectada pelo arquitecto Giuseppe Mengoni em 1865 (que morreu um ano antes das obras estarem concluídas), as galerias têm um bonita cobertura em metal e vidro (luz!) e estão cheias de lojas, cafés e restaurantes chiquérérérrimas :) (afinal, falamos de Milão!)
O castelo Sforzesco ocupa o lugar de um antigo castelo da família
Visconti.
Pátio interior do castelo.
Símbolo da família Visconti - governaram Milão entre os séculos XIII e XV, ainda na fachada exterior do castelo.
Mi
Vista da fachada exterior. A torre central (Torre del Filaret) marca a entrada do castelo.
Milão pode ser vista em 2 dias (já com direito a entradas em museus), é bonita e pequenina. Segundo o que li (e vi do avião), numa próxima oportunidade quero guardar um dia para conhecer o Lago Como (a cerca de uma hora de comboio).