quarta-feira, 24 de julho de 2013

é melhor ser alegre que ser triste, alegria e a melhor coisa que existe, é assim como a luz no coracao

mostrar da minha experiência "mãos na terra". preparar a máquina e computador para o workshop que começa amanhã. tratar de um presente bonito (ando a espalhar andorinhas por aí!). brincar com comboios  e conseguir tempo para levar a louca da gata à veterinária. dizer-vos o que tenho lido. pensar no fim de semana e nos passeios no porto. planear e esticar ao máximo aquelas 48h boas que estão quase aí. sentar-me a folhear o saborear o catálogo novo da IKEA . cantar.

terça-feira, 23 de julho de 2013

uma Casa

Há um ano atrás, meios nervosos meios incrédulos, corremos para a notária, ouvimos uma leitura e assinamos um papelinho que dizia que, dali em diante os senhores das Finanças sabiam que tínhamos uma casa. Uma Casa!

Cheia de paredes brancas, de divisões vazias, de trabalho por fazer. Uma casa minha, nossa, para nós.
E veio o trolha, o carpinteiro, o serralheiro, o picheleiro, o eletricista e o pintor. Chegou a cama, os sofás, os móveis que já não eram de ninguém e os nossas das outras casas. Compramos tapetes, louças, molduras, panos. Forramos mesas, arranjamos juntas, tratamos de madeiras e limpamos muita coisa.
Começamos a acordar lá. O quarto ganhou vida, e o escritório tralha. A varanda tem cadeiras e mesa "vamos jantar lá fora?". A cozinha ganhou novos cheiros e o frigorífico está cheio de recordações de viagens nossas e dos amigos. A sala já viu muito choro, muitos brindes, muitos risos e beijos e abraços. E até há por lá uma gata meia louca.

Hoje olho para trás e vejo tudo o que já conseguimos. E olho para a frente e penso no muito que ainda quero fazer. No mimo que ainda quero dar a estas paredes, a este espaço.  No prazer que me dá estimá-lo, pensá-lo, namorá-lo. No muito que esta Casa é minha, nossa.

Milão

Milão

Pequenina, funcional, elegante (mais do que bonita), Milão foi a cidade onde aterramos, ainda em processo "de assimilação". "Estamos casados (wooow), isto é a nossa lua-de-mel (uauuu), correu tudo tão bem (sorriso grande), temos 15 dais só para nós (que bom!).

Foi bom Milão ter sido a primeira cidade e termos as expectativas lá em baixo. Acabamos por gostar mais do que pensávamos à partida. E se é verdade que o centro histórico é pequenino, é também verdade que só a Catedral e as galerias Vittorio Emanuele II já fazem a visita valer.

 A catedral (Duomo) é um dos maiores e imponentes edifícios góticos da Europa. Os pináculos e inúmeras gárgulas e estátuas da cobertura são impressionantes e vale a pena perdermos algum tempo a reparar nos detalhes.


 Os maravilhosos vitrais (eu gosto sempre as cores e contrastes dos vitrais)

Capela na cave (eu sei que não deve ser "cave da catedral"). Cenário perfeito para  reuniões de um Ordem secreta (sim, Dan Brown faz-me mal).

Pilares do corredor central.

 
 Janela/vitral, vista do exterior.

 Galleria Vittorio Emanuele II - zona comercial conhecida como "Il Salotto di Milano" (a sala de visitas de Milão). 

Com uma planta em forma de cruz, o centro é marcada por uma cúpula e mosaicos que representam os quatro continentes.

Projectada pelo arquitecto Giuseppe Mengoni em 1865 (que morreu um ano antes das obras estarem concluídas), as galerias têm um bonita cobertura em metal e vidro (luz!) e estão cheias de lojas, cafés e restaurantes chiquérérérrimas :) (afinal, falamos de Milão!)

 O castelo Sforzesco ocupa o lugar de um antigo castelo da família Visconti.

Pátio interior do castelo.

 Símbolo da família Visconti - governaram Milão entre os séculos XIII e XV, ainda na fachada exterior do castelo.
 Mi
Vista da fachada exterior. A torre central (Torre del Filaret) marca a entrada do castelo.

Milão pode ser vista em 2 dias (já com direito a entradas em museus), é bonita e pequenina. Segundo o que li (e vi do avião), numa próxima oportunidade quero guardar um dia para conhecer o Lago Como (a cerca de uma hora de comboio).

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Dizer Sim #01: Lua-de-Mel

Chegam (vão chegando!) finalmente os prometidos posts sobre o casamento (e que bem que me sabe sempre falar disto!). E por onde é que começamos? Pelo fim, pois claro, que enquanto preparo o álbum da lua-de-mel, vou pondo de parte uma ou outra imagem para mostrar por cá.
Para onde vamos? Com tanta praia aqui ao pé não fazia sentido usarmos os preciosos 15 dias numa praia. Pois sim, que há praias lindas por aí, mas eu não queria um destino exclusivo "papo-para-o-ar". O T., um poço de coragem no que toca a agulhas, avisou que por ele nada de destinos que precisassem de vacinação e, se possível, um sítio onde podemos andar sem guia. E eu dizia que sim senhora, mas queria um bocadinho dos dois: cidade + descanso. Vontades feitas aos dois, sobravam dois continentes, risca aqui e acolá, combina por aqui e por ali, vê preços, corre internet, perde-te em imagens e os finalistas ficaram 2: Nova York+Alentejo ou Itália. Mas o Alentejo é já "ali", e 15 dias para Nova York é muito tempo e não há orçamento para mais cidades americanas e... Itália saiu dali como ilustre vencedora. Ainda me aventurei a passar numa agência e perguntar o que tinham para nós mas não me davam mais de três cidades e isso não me enchia as medidas. Se queria uma coisa "como eu queria", tínhamos que ser nós a defini-la. Comparamos mil preços. Pensamos em imensas cidades. Percebemos que estávamos a ser demasiado sonhadores. Cortamos opções. Vimos mais orçamentos. Pedimos ajuda aos amigos (obrigada Vannya!). No final tínhamos 8 cidades (e alguns arredores) à nossa espera.
Perguntaram-nos algumas vezes "porquê Itália?". Algumas das quais seguidas de "eu fui para México/Bora Bora/Maldivas e foi espetacular). Eu quase sempre encolhia os ombros e respondia que Itália também ia ser espetacular. E ficava a pensar que sim, eu  também gosto de férias, mas se nem conheço ainda a Zambujeira ou a Costa Nova que são "aqui" e se tenho um mar à vista da minha varanda, porque não procurar mais mundo pelo mundo? Porque uma viagem que envolve 8 cidades, avião, carro, comboio, metro, gôndola, vaporetto, navio e muitos quilómetros a pé só podia ser espetacular (pelo menos na nossa definição, que é a que interessa para o caso).

E foi. 7000km depois voltamos. Com coisas que adoramos e outras que nem por isso, com tantas histórias para contar, com muitas centenas de fotografias, e com as expectativas totalmente superadas. :)

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Caça ao Tesouro

Caça ao Tesouro
ou melhor... Geocaching! Hoje troquei a companhia ao almoço pelo Porto. Depois de muitas recomendações para experimentar esta caça ao tesouro moderna e porque hoje me apetecia mesmo dar um passeio, dei corda às sapatilhas e fui procurar uma cache aqui pertinho. E descobri! A cache, o Conde de Lobão, uns jardins muito giros (e perto de uma Arcádia) e uma coisa nova para ir fazendo (o mapa de caches disponíveis é... "apetitoso"). Quando ao Geocaching, ainda há muito que não sei (mas para quem quiser, há muita coisa disponível na página oficial, na Wikipedia ou pelo Google fora. De hoje, ficam as fotos e o registo da minha primeira cache.











terça-feira, 16 de julho de 2013

10 anos. 120 meses. 521 semanas. 3654 dias. *

10 anos. 120 meses. 521 semanas. 3654 dias. *

E o tempo passou a voar.

home is where happy memories grow

Ontem foi dia de espreitar os saldos da IKEA. Agora é hora de "semear" coisas novas lá por casa. Um candeeiro, duas cadeiras na varanda, três tapetes pequeninos. Preciso de investigar o AKI e o submundo das prateleiras porque quero um cantinho como o da Concha lá na cozinha. Temos um mini-grelhador para varanda e já há carvão à espera para ser usado. O escritório já está "quase" (um quase grande!), há mais de 10 molduras à espera de fotografias e muitas paredes vazias lá por casa. As ervas aromáticas continuam vivas há mais de mês e quero experimentar este jardim de catos. O sol teimou em esconder-se de novo e eu ainda não senti saudades.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

it's so fluffy, I'm gonna dieeeeeeee


(como raio é que eu esperei tanto tempo para o ver??? :D)

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Palavras dos outros: It's all about us, love

 
em às nova no meu blogue
 

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Workshop Stop Motion e Time Lapse



No inicio de 2012 fiz (fizemos!) este Stop motion .O primeiro, totalmente "a olho", que nos valeu um recompensa boa. Depois... apareceu mais um, e outro. No final do mês é tempo para voltar a por mãos à obra num workshop. Vai ser tão booooom.
Copyright © 2016 De Mel e de Sal , Blogger