sábado, 23 de junho de 2012

168.366


No último Sábado fomos a um workshop de máquinas pinhole, no Saboreia Chá e Café. 

Uma câmara pinhole (ou estenopeica) é uma câmara fotográfica sem lente, baseando-se nos princípios básicos da fotografia: um filme/papel fotosensível dentro de uma câmara escura (que pode até ser uma caixa de sapatos pintada de preto e totalmente isolada) e um "buraco de alfinete" (pin-hole) que é aberto quando pretendemos expor a luz e "fotografar".


Assistimos a uma explicação informal, feita por António Gonçalves. Vimos máquinas mais ou menos evoluídas (dentro da evolução que poderá ser esperada numa câmara como esta!) construídas para trabalhar com filme ou com papel fotográfico, algumas mesmo com mecaniscos capazes de carregar vários negativos.


No final tiramos uma fotografia com uma pinhole, claro! Cerca de 1min e 46segundos de exposição (os quais obviamente tivemos que ficar parados!) e... ainda ficou subexposta! Depois da revelação chegamos ao negativo que vêm em cima. Depois de invertida ficou assim:



Até gostava de experimentar a versão mais básica: caixa escura e papel fotossensível. É preciso aprender a calcular bem a distância que o papel deve estar do orifício e os tempos de exposição. Depois, depois é preciso comprar o filme e o material para revelar (coisas que não são propriamente baratinhas) e dedicar-me umas horas valentes a isto. Cheira-me que só lá quando for uma velhinha reformada e rica é que tento uma coisa destas... Mas para já, para já fica a ideia.

2 comentários:

  1. Acho que aqui há uns tempos vi uma reportagem qualquer sobre essas máquinas... Até acho que andavam distribuídas por LX várias para as pessoas experimentarem.
    Uma ideia bem gira! :)

    ResponderEliminar
  2. Já dei alguns workshops de Pinhole e os mais novitos acham sempre muita piada por se conseguir obter uma imagem com uma simples caixa de sapatos pintada de negro :)

    São experiências muito interessantes.

    Kiss

    ResponderEliminar

Copyright © 2016 De Mel e de Sal , Blogger