terça-feira, 20 de novembro de 2012

O Caminho Português de Santiago

"Fazer o Caminho Português de Santiago é uma forma privilegiada de viajar, estar em contacto com a natureza, com as populações locais e com outros peregrinos que por mil e uma razões se aventuram nos seiscentos quilómetros que unem Lisboa a Santiago de Compostela, ou uma parte deles. Mas é acima de tudo voltar a sentir o lado mais simples da vida.
A pé, a cavalo ou de bicicleta, todos aqueles que o percorrem fazem muito mais do que seiscentos quilómetros. O Caminho de Santiago é, acima de tudo, um caminho interior. No Caminho Português, por ser ainda um dos menos explorados, acaba por ser também um dos mais intensos - o grau de intimidade e contacto humano sobem consideravelmente e marcam de uma forma vincada esta experiência para a vida."

Há anos que falava em tentar fazer o Caminho de Santiago. Não sei o porquê ao certo. Queria fazer o Caminho porque todos os relatos que lia falavam de uma viagem inesquecível. Queria fazer o Caminho como quero ir a Nova York ou a Maputo. Queria porque "sabia" que ia ser muito bom. 

Mas entre o "querer" e o "fazer" ainda ia uma distância do caraças. 

Depois apareceu a oportunidade. Um grupo para ir, uma data possível para todos e um grande "porque não"? Senão fizer agora, não sei quanto mais tempo vou ter que esperar por outra oportunidade por isso... 'bora lá marcar 15 dias de férias para me por a caminhar até Santiago" e depois... depois logo se vê. 

E viu, saí do Porto e cheguei a Santiago no tempo previsto. Não foi melhor nem pior do que imaginava porque não conseguia sequer pensar em como seria. Mentira... foi melhor, porque no dia em que saimos eu  não acreditava que fosse conseguir sequer chegar a Espanha. :) 

Na altura em que começamos a preparar a viagem  percebemos que não era fácil encontrar muita informação sobre o Caminho Português (a maioria dos sites são brasileiros e falam do Caminho Francês). Durante o Caminho pensei que devia postar sobre o que fomos vendo e fazendo, mas depois... a preguiça e a correria do Tempo falaram sempre mais alto. 

Agora... as opiniões e informações estão um bocadinho diluídas (já passaram 3 meses!) e, quanto mais esperar, pior. Assim,  nesta do "Agora ou Nunca" vou fazer uns posts sobre Santiago. O que vimos, os albergues onde ficamos, a preparação, os comentários, a sinalização do percurso,  os peregrinos, a mochila e... um bocadinho do que sentimos. Porque pode sempre vir a ser útil para alguém e porque (agora que já não tenho nenhuma réstia de mazelas) posso garantir que é uma experiência que vale MUITO a pena (ou como quem diz... as bolhas, o cansaço e as dores).

3 comentários:

  1. Opah!!
    Eu adorava fazer!
    Mas já não tenho companhia para isso!
    Os meus amigos dessas jornadas, quando os conheci já tinham feito essa caminhada!
    Mas espero um dia ainda poder fazer!
    Conta tudo!!!!

    ResponderEliminar

Copyright © 2016 De Mel e de Sal , Blogger