quinta-feira, 25 de julho de 2013

DIY - Jardim de Cactos


Eu adoro cactos. São bonitos, são diferentes, são independentes, gostam de calor e melhor... não morrem se me esquecer de os regar dias a fio. Gosto tanto de cactos que levei alguns no meu ramo de noiva. Há uns dias vi esta ideia da Elsie e... não resisti!

Material: uma tina de vidro alta (encontrei esta na secção de jardim do Continente), areia, terra, pedrinhas, uma pá e claro, os cactos que quiserem juntar. Da próxima vez que mexer em cactos recomendo... luvas (sem elas soltei alguns ais!).

Mãos na Terra: Cobrir o fundo com areia - a Elsie fala em pedras, para ajudar a drenar a água... eu não tinha muitas pedras, mas tenha camiões de areia à disposição, pareceu-me uma troca justa. Juntar alguma terra (basta um camada de cerca de 1 cm). Plantar os cactos na disposição que mais gostarem (como os meus cactos já tinham a raiz muito entrelaçada nos vasinhos, aproveitei para usar essa terra (arranjei espaço na camada de terra já colocada para os encaixar). Colocar mais terra de forma a compensar os espaços vazios. Cobrir com pedrinhas. Como se vê na imagem, as camadas não ficaram tão uniformes como no tutorial original (ou é mais difícil do que parece ou sou eu que sou mais aselha...).


Eu acho... que ficou lindo!

9 comentários:

  1. Também tinha ficado de olho nessa ideia quando vi no ABM!
    Um dia destes tb ponho mãos à terra :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que vale a pena. É bonito e... barato! :) Vi uma taça de vidro na IKEA (http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/90124402/) que acho que era capaz de ficar bem gira (embora não dê para levar tantas camadas). Se fizeres conta como foi.*

      Eliminar
  2. Eu não sei qual é a diferença mas gosto das chamadas "suculentas", que para mim são cacto que não picam LOL
    Consegui arranjar dezenas (mesmo) deles para colocar no exterior MAS como ficavam junto a plantas que precisava de regar diariamente, acabaram por morrer.. EU matei cactos. Só a mim...

    Tenho alguns nos cuidados intensivos, em jarros à parte mas acho que os devia ter colocado aqui no interior... Está linda a tua taça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, foram essas "suculentas" que eu levei no ramo. São lindas. Ainda comprei 1 para uma parte especial da decoração da quinta (depois tenho que mostrar!).

      Tu afogaste os cactos!!! :) Eu acho que lá fora, com o calor e tal... podem safar-se... A "suculenta" da minha imagem partiu o ramo principal e recuperou rápido. :)

      Eliminar
  3. Que lindo!!! Tenho mesmo de experimentar uma brincadeira dessas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta! =) Eu acho que (também) é a tua cara.

      Eliminar
  4. Eu tenho imensos cactos na rua (a maioria dos suculentos) e há uns tempos também transplantei alguns para dentro de casa. No entanto, como já tinha algumas "tinas" de barro por casa, aproveitei-as. Apesar de não ficarem com esse aspecto na lateral, fica super gira a combinação de diferentes cactos entre as pedrinhas.

    ResponderEliminar

Copyright © 2016 De Mel e de Sal , Blogger