terça-feira, 12 de março de 2013

Praga: a cidade velha

E para terminar (que os posts já vão longos e ainda nem vos falei de Budapeste!), alguns bocadinhos da cidade velha.

A praça da cidade velha é o ponto de encontro das free walking tours da Sandemans. Fizemos parte da visita com o Karel, mas acabamos por desistir a meio por causa do frio.

Estátua de Jan Hus na Praça da Cidade Velha. Jan Hus foi um pensador e reformador religioso (percursor do movimento protestante) que acabou por morrer na fogueira.

Uma das entradas para a praça (ao fundo a torre do Orloj). O edifício azul tem um Starbucks (um paraíso dos dias frios).

 Torre do Orloj vista da Praça- Adoro aquele edifício avermelhado: parte do edifício ruiu e a parte que vemos é apenas fachada. O que caiu, parece que foi rasgado, tal os recortes mantidos.

 O Orloj, o famoso relógio medieval. A cada mudança de hora o galo dourado (lá em cima) canta, e as portas azuis abrem para deixar vir "à rua" os 12 apóstolos. O mostrador astronómico permite saber a hora actual, assim como a posição da lua e do sol e o horário estrelar (embora esta parte eu não tenha percebido como). O mostrador inferior é um calendário.

Dizia a minha irmã "traz gorro, tapa orelhas, luvas e se quiseres um tapa narizes". E aqui está o "tapa-narizes". :)


"Il Commendatore", estátua em memória de Mozart, junto à Ópera onde foi apresentado pela primeira vez o Don Giovanni.  "Não, isto não uma estátua de um dementor" dizia o Karel. 

Frango com Guacamole e uma espécie de pizza num bagel, do melhor que comemos por cá, recomendação do Karel: o Bohemia Bagel.

Josefov, o bairro judeu (a comunidade judaica de Praga é a mais antiga da Europa) é um dos grandes "must see" de Praga. No bairro judeu é possível visitar 5 sinagogas, um cemitério com milhares de corpos e o "cerimónial hall".

A velha-nova sinagoga, é a mais antiga sinagoga do mundo (fora Israel) a funcionar. Foi construída no século XII e originalmente chamada de "nova sinagoga". No século XVI, quando novas sinagogas começaram a aparecer, passou a ser conhecida por "velha-nova". :) Sobreviveu a séculos de perseguição ao judeus e ainda lá está. Com mais de 700 anos ainda está em funcionamento. Ao fundo, a Town Hall, com dois relógios. O de baixo, tem os número em hebreu e anda "ao contrário".

Cemitério Judeu. Cerca de 12000 lápides, mais de 100000 mortos. O cemitério foi usado durante cerca de 350 anos. Como os Judeus estavam impedidos de comprar mais terra ou sepultar os seus mortos fora do gueto  a solução era cobrir os túmulos anteriores e formar novas camadas.   

 Algumas das lápides estão ainda bem conservadas e permitem identificar alguns elementos.

Interior da Sinagoga Pinkas, actual memorial aos judeus da Boémia e da Moravia (regiões da Republica Checa), mortos pelos Nazis. O regime Comunista destruiu o memorial mas os 80000 nomes voltaram a ser escritos após a queda do mesmo. Não estão incluídos no memorial os nomes dos 183 000 judeus eslovacos assassinados durante o Holocausto. No andar superior há uma esposição com desenhos de crianças, encontrados no campo de concentração de Terezín. Das 8000 crianças enviadas para Terezín apenas 242 estavam vivas em 1945.   

 Interior da Sinagoga Espanhola, o interior mais bonito e impressionante de todas as sinagogas que vimos

Vitral no interior da Sinagoga Espanhola. 

  Parte da fachada exterior da sinagoga espanhola.

Monumento a Franz Kafka, junto à Sinagoga Espanhola.

E mais uma vista sobre a cidade, desta vez, a zona ribeirinha da Cidade Velha.

Apesar do frio continuo a achar que fazer esta viagem nesta altura tem muitas vantagens: não há filas para nada, o avião foi muito mais barato, o alojamento idem e... a cidade não perde o enquanto. É claro que  desagradável andar mais de meia hora seguida na rua, mas... o resto compensa. É claro que tivemos alguma sorte (se estivesse a chover, não teria sido tão bom). De qualquer forma Praga surpreendeu e entrou direitinha para o meu top 5 de cidades, e é sem dúvida um sítio "para um dia voltar". :)

2 comentários:

Copyright © 2016 De Mel e de Sal , Blogger